Com suas enseadas envolvidas pelo mar, suas praias de areia branca e seu sol o ano todo fazem você esquecer todos os problemas e  relaxar! Saint-Martin, a “Friendly Island” do Caribe,  é  festiva, moderna, romântica e muito mais!

Pequena em tamanho, a ilha de Saint-Martin é, no entanto, um verdadeiro concentrado de paraíso – águas azul-turquesa, hotéis de sonho, cozinha gourmet e generosa, natureza selvagem – onde pode entregar-se ao relaxamento total … ou experimentar várias atividades!

Francesa na parte norte, holandesa na parte sul, Saint-Martin goza, portanto, de um status especial nas Antilhas. Então, por que ir para Saint-Martin? Respondo aqui em 5 excelentes razões.

1.Porque Saint-Martin é muito mais do que uma ilha paradisíaca

Ao contrário do que se possa pensar, Saint-Martin está longe de se limitar a um destino “praiano” semelhante a todos os outros. Se a ilha pode se orgulhar de ser cercada por 36 praias esplêndidas com personagens bem distintos – desde a autêntica e selvagem Happy Bay até a badalada atmosfera da Orient Bay, passando pela imperdível Baie Longue – oferece uma infinidade de atividades, dia e noite: ciclismo na serra, esportes náuticos, caminhadas, festas até o amanhecer com os pés na areia …

Sem esquecer as muitas oportunidades de provar as delícias da arte de viver caribenha nos “lolos”, estes restaurantes tradicionais que fazem a fama da ilha, como nos bons endereços de Grand-Case: caranguejos recheados na Villa Royale , Rums excepcionais no La Part des Anges ou uma experiência gastronômica no Le Pressoir, uma das mesas mais requintadas da ilha. Um verdadeiro concentrado da cultura caribenha, em apenas 58 km2!

2. Porque Saint-Martin sabe divertir o ano todo

Se o Caribe é conhecido por seu espírito festivo, a sensação de bem-estar atinge seu auge aqui, com muitos hotéis com conceitos originais e outros endereços da moda. Entre os nossos locais preferidos, não podemos deixar de recomendar os concertos de música ao vivo do Blue Martini e as noites exclusivas do bar de praia Le Rainbow em Grand Case, local para estar onde se pode dançar, com um cocktail na mão até tarde da noite. 

Sem falar em lugares atípicos para dizer o mínimo, como Loterie Farm, uma reserva natural de 54 hectares aninhada nos picos de Pic Paradis, que oferece toda uma gama de atividades ao ar livre para experimentar com amigos ou família. Vôos de asa delta entre mangueiras centenárias e mogno, arvorismo, caminhadas privativas no meio da mata, sem falar no bar empoleirado nas árvores, restaurante e piscinas de água mineral para relaxar. O que mais?

3. Porque sempre há algo acontecendo

Além desses pontos que mantêm o pulsar da noite de Saint Martin batendo ao longo do ano, Saint-Martin é o playground de grandes eventos caribenhos. Em fevereiro pelo lado francês e em março pelo lado holandês, a ilha veste as cores do carnaval. Celebra a cultura caribenha com fantasias, shows e termina em grande estilo com um grande desfile, tão colorido quanto imperdível!

Todos os anos, em março, os entusiastas da vela se encontram durante os três dias da Heineken Regatta. Esta regata internacionalmente conhecida é tão famosa por suas corridas violentas quanto por sua atmosfera festiva. À noite, shows (reggae, dancehall, soca, hip-hop, rock) e festas tomam conta. Um relaxamento, longe do mundo às vezes elitista da vela, o que explica a longevidade do evento. Em 2020, a Heineken Regatta em Saint-Martin celebrou sua 40ª edição.

Também em março, a ilha acolhe todos os anos o SXM Festival desde 2016, “o mais belo festival de música eletrônica do mundo”. Com uma programação de classe mundial que nada tem a invejar dos maiores eventos do gênero (em particular o Burning Man), o festival se destaca por seu cenário paradisíaco. 5 hectares, 300 metros de praia particular e 2 palcos tendo como local principal a Happy Bay, além de festas nos melhores beach clubs da ilha, a bordo de barcos ou em uma luxuosa villa digna de um cenário de cinema.

Outros eventos para lembrar:

Fish Day: na baía de Cul-de-Sac, este popular evento destaca peixes e frutos do mar! No menu? Atividades de pesca, conferências, demonstrações culinárias seguidas de degustações. O Dia do Peixe é realizado no primeiro domingo de maio.

 Le Qualichi Festival em julho. Seu eclético line-up faz a orla vibrar ao ritmo de apresentações de jazz, soul e zouk, com os maiores nomes da música caribenha como atração principal.

August Monday: Uma gigantesca festa com os pés na areia na vizinha ilha de Anguila na primeira segunda-feira de agosto. O programa de comemorações? Churrasco, corridas de barco, bancos de areia como em Miami e muitos shows …

4. Porque Saint-Martin também é um destino romântico

Para quem prefere um refúgio tranquilo a dois, Saint-Martin também é um destino romântico com endereços luxuosos e íntimos, ideal para um encontro a dois.

Jantar à luz de velas na praia mais bonita da ilha e suítes iluminadas no exclusivo Belmond La Sammana – um hotel 5 estrelas muito luxuoso e um dos mais belos hotéis do Caribe – passeios a cavalo ao pôr do sol, escapadela romântica no Secrets Resort, 5 estrelas com decoração de design e piscina infinita, massagens duplas no spa, passeios de catamarã para explorar as partes mais selvagens das ilhas vizinhas … Tantas boas razões para se presentear com uma segunda lua de mel!

5. Porque tudo o convida a se reconectar com a natureza

Se as praias e lagoas fazem a sua reputação, Saint-Martin também conseguiu manter uma flora e fauna ricas e bem preservadas. Uma ilha à escala humana (apenas 87 km2 incluindo o ⅔ lado francês), é possível explorá-la de bicicleta (elétrica ou não dependendo do seu nível) e desfrutar de inúmeras atividades ao ar livre:

  • Descoberta do mangue de caiaque ou stand-up paddle;
  • Imersão em uma baía selvagem no Karibuni Lodge, um hotel boutique com apenas 6 suítes, em frente ao restaurante de praia de mesmo nome;
  • Caminhadas nas trilhas da reserva natural da ilhéu Pinel;
  • Mergulho nas águas cristalinas de Baie Longue …

Tudo em uma natureza acolhedora e propícia ao desligamento. Uma boa forma de sair para o campo para recarregar melhor as baterias.